O ensino da história da matemática nas escolas de ensino básico brasileiras, principalmente do sistema público, é deixado de lado na maioria das vezes. Como estudante do ensino público que fui a vida toda, sou a prova viva do que estou dizendo.
Para desfazer um pouco essa triste percepção, hoje será mostrado um plano de aula que possa nortear, ou ao menos contribuir, o ensino da história dos números que, como em outras áreas de conhecimento, foram usados pelas civilizações de acordo com os que lhes convinha. Usando exemplos do vídeo em que eles tinham certa dificuldade em estabelecer grandeza além do milhão, será trabalhado esses conceitos no plano de aula a seguir para uma turma de 4º ano.
Habilidades da BNCC
EF04MAO2 - Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potência de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.
Objetivo geral
Desenvolver capacidades de identificação dos principais sistemas numéricos adotados na história da humanidade e analisar comparativamente com o que nossa sociedade utiliza, além de conseguir identificar em um número quais suas classes e ordens numéricas no sistema de numeração decimal.
Objetivos específicos
Identificar os principais sistemas de numeração;
Compreensão das ordens e classes numéricas do sistema de numeração decimal;
Habilidade de identificar e agrupar números de acordo com sua grandeza.
Metodologia
Introduzir o assunto com a exibição do documentário “ A história do número um”, e a partir deste abrir uma roda de conversa a fim de deixar os estudantes darem seu parecer sobre o vídeo e quais daqueles conhecimentos eles já estiveram em contato, para então trabalhar novos conceitos referentes ao tema principal da aula.
Conteúdo programático
Exibição do documentário “ A história do número um”;
Roda de conversa guiada por perguntas sobre o tema;
Explicação complementar sobre qual sistema utilizamos;
Explicação sobre o uso do sistema de numeração decimal;
Exercício de fixação.
Exercício de fixação
Após distribuições de números aleatórios aos alunos com caracteres variados, sugerir que os distribuam de acordo com suas ordens e classes com o auxílio de tabelas e/ou fichas de sobreposição.
Tempo sugerido: 2 tempos de aula (1 hora e 40 minutos).
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