Pular para o conteúdo principal

Plano de aula

 



Sistema  de numeração decimal


O ensino da história da matemática nas escolas de ensino básico brasileiras, principalmente do sistema público, é deixado de lado na maioria das vezes. Como estudante do ensino público que fui a vida toda, sou a prova viva do que estou dizendo.

Para desfazer um pouco essa triste percepção, hoje será mostrado um plano de aula que possa nortear, ou ao menos contribuir, o ensino da história dos números que, como em outras áreas de conhecimento, foram usados pelas civilizações de acordo com os que lhes convinha. Usando exemplos do vídeo em que eles tinham certa dificuldade em estabelecer grandeza além do milhão, será trabalhado esses conceitos no plano de aula a seguir para uma turma de 4º ano.



Habilidades da BNCC

EF04MAO2 - Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potência de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.


Objetivo geral 

Desenvolver capacidades de identificação dos principais sistemas numéricos adotados na história da humanidade e analisar comparativamente com o que nossa sociedade utiliza, além de conseguir identificar em um número quais suas classes e ordens numéricas no sistema de numeração decimal.


Objetivos específicos

  • Identificar os principais sistemas de numeração;

  • Compreensão das ordens e classes numéricas do sistema de numeração decimal;

  • Habilidade de identificar e agrupar números de acordo com sua grandeza.


Metodologia

Introduzir o assunto com a exibição do documentário “ A história do número um”, e a partir deste abrir uma roda de conversa a fim de deixar os estudantes darem seu parecer sobre o vídeo e quais daqueles conhecimentos eles já estiveram em contato, para então trabalhar novos conceitos referentes ao tema principal da aula.


Conteúdo programático

  • Exibição do documentário “ A história do número um”;

  • Roda de conversa guiada por perguntas sobre o tema;

  • Explicação complementar sobre qual sistema utilizamos;

  • Explicação sobre o uso do sistema de numeração decimal;

  • Exercício de fixação.


Exercício de fixação

Após distribuições de números aleatórios aos alunos com caracteres variados, sugerir que  os distribuam de acordo com suas ordens e classes com o auxílio de tabelas e/ou fichas de sobreposição. 


Tempo sugerido: 2 tempos de aula (1 hora e 40 minutos).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interdisciplinaridade

  "Interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas. A prática interdisciplinar procura romper com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de maneira fragmentada, revelando pontos em comum e favorecendo análises críticas a respeito das diversas abordagens para um mesmo assunto." https://fia.com.br/blog/interdisciplinaridade/ Projeto Interdisciplinar Culinária  O projeto consiste na análise e criação de uma receita articulando a aula sobre quantidade e medidas em matemática, a de gênero textual em português e a de alimentação saudável em ciências. Em um primeiro momento os alunos irão analisar uma receita de salada de frutas, ver a quantidade de cada fruta, analisar a estrutura do texto receita e perceber quais as características deste gênero textual. Logo após, irão analisar a tabela de valores calóricos de cada ali

Jogos e Materiais Concretos/Manipuláveis

  JOGO DA MEMÓRIA: NÚMEROS ROMANOS Esse jogo foi baseado na dificuldade que a aluna que dou reforço escolar tinha com números romanos. Ela está no 4º ano do Ensino Fundamental. Construção   O jogo foi construído com papelão, foi usado tinta preta para pintar a parte de trás e papel ofício e canetinha para fazer os números na parte da frente. Regra A regra do jogo é achar os pares, o número natural e o mesmo número romano.  Ganha quem estiver mais pares. Vídeo do jogo na prática

Etnomatemática

  Experiencia Educativa Inovadora  O exemplo de etnomatemática, que consiste na utilização da cultura local para a aprendizagem da matemática, é a escola Paropata, em Cusco, que traz em suas aulas a aprendizagem extra curricular, aquela que vai além da sala de aula. As aulas nessa escola se baseia na vivência das crianças e de seus familiares, ou seja, aprendem o conteúdo e de maneira que a sua cultura não seja perdida, mas sim perpetuada. Dessa maneira, a etnomatemática valorizar os saberes locais da comunidade, assim como a mantém viva. Entretanto, as crianças ainda sim precisam ser avaliadas, essa avaliação é feita através de um produção escrita, que é lavada para que os familiares tenham conhecimento sobre o que estão criando e aprendendo, e quando retorna a escola é guardada no acervo da biblioteca, valorizando a produção das crianças como produtoras de conhecimentos válidos e escritoras sujeitos da história daquele lugar e daquela cultura.