Pular para o conteúdo principal

Interdisciplinaridade

 




"Interdisciplinaridade é um conceito que busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas. A prática interdisciplinar procura romper com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de maneira fragmentada, revelando pontos em comum e favorecendo análises críticas a respeito das diversas abordagens para um mesmo assunto."

https://fia.com.br/blog/interdisciplinaridade/


Projeto Interdisciplinar


Culinária 

O projeto consiste na análise e criação de uma receita articulando a aula sobre quantidade e medidas em matemática, a de gênero textual em português e a de alimentação saudável em ciências.

Em um primeiro momento os alunos irão analisar uma receita de salada de frutas, ver a


quantidade de cada fruta, analisar a estrutura do texto receita e perceber quais as características deste gênero textual. Logo após, irão analisar a tabela de valores calóricos de cada alimento que estará na receita.

O segundo momento desta atividade, é colocar a mão na massa, é a hora de preparar a salada de frutas acompanhando a receita e principalmente observando o “modo de fazer”, características deste gênero textual e a quantidade de cada fruta sendo proporcional a quantidade de alunos.

E o último momento do projeto é a criação de sua própria receita a partir de um elemento em comum para todos os alunos. Por exemplo, todos os alunos deverão criar uma receita que contenha macarrão, os outros ingredientes ficam à escolha de cada um.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogos e Materiais Concretos/Manipuláveis

  JOGO DA MEMÓRIA: NÚMEROS ROMANOS Esse jogo foi baseado na dificuldade que a aluna que dou reforço escolar tinha com números romanos. Ela está no 4º ano do Ensino Fundamental. Construção   O jogo foi construído com papelão, foi usado tinta preta para pintar a parte de trás e papel ofício e canetinha para fazer os números na parte da frente. Regra A regra do jogo é achar os pares, o número natural e o mesmo número romano.  Ganha quem estiver mais pares. Vídeo do jogo na prática

Etnomatemática

  Experiencia Educativa Inovadora  O exemplo de etnomatemática, que consiste na utilização da cultura local para a aprendizagem da matemática, é a escola Paropata, em Cusco, que traz em suas aulas a aprendizagem extra curricular, aquela que vai além da sala de aula. As aulas nessa escola se baseia na vivência das crianças e de seus familiares, ou seja, aprendem o conteúdo e de maneira que a sua cultura não seja perdida, mas sim perpetuada. Dessa maneira, a etnomatemática valorizar os saberes locais da comunidade, assim como a mantém viva. Entretanto, as crianças ainda sim precisam ser avaliadas, essa avaliação é feita através de um produção escrita, que é lavada para que os familiares tenham conhecimento sobre o que estão criando e aprendendo, e quando retorna a escola é guardada no acervo da biblioteca, valorizando a produção das crianças como produtoras de conhecimentos válidos e escritoras sujeitos da história daquele lugar e daquela cultura.