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Sequência Didática

 


A atividade do dia 10/03 consiste em elaborar uma sequência didática para uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental.


Tema

Probabilidade


Introdução

A teoria da probabilidade é o ramo da Matemática que estuda experimentos ou fenômenos aleatórios e através dela é possível analisar as chances de um determinado evento ocorrer.

Quando calculamos a probabilidade, estamos associando um grau de confiança na ocorrência dos resultados possíveis de experimentos, cujos resultados não podem ser determinados antecipadamente.

Habilidades da BNCC

(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.

Objetivos específicos

Determinar o espaço amostral em situações-problema hipotéticas e observar a probabilidade de ocorrência dos eventos de acordo com o espaço amostral.

Objetos de Conhecimento

Espaço amostral: análise de chances de eventos aleatórios

Duração

1 Aula = 40 minutos

Materiais e Espaço e organização

1 Bola de Futebol

1 Trave

1 Quadra de futebol

Processo de avaliação

A avaliação será feita a partir da aprendizagem adquirida por cada aluno nessa atividade e as subsequentes. Ou seja, será contínua, pois essa atividade será feita de maneira que irá englobar outras aulas e outras disciplinas. 

Desenvolvimento 

A atividade é feita juntamente com a aula de educação física. 

Os alunos deverão se dividir em 4 grupos de 7 integrantes e previamente dizer quantos gols cada grupo adversário faria, sabendo que cada aluno tem direito a um chute a gol.

Após todos os grupos jogarem, irá iniciar a probabilidade tendo como base qual seria a probabilidade deles acertarem o números de gols do time adversário.

Ex. Qual a probabilidade do grupo dois fazer 5 gols como foi proposto pelo grupo 1 para esse time adversário? 



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